toomuchpiripiri

sábado, março 18, 2006

 

SUPER-MARIO

Mario Testino nasceu em Lima, Peru, no seio de uma família de origens irlandesa, espanhola e italiana. Estudou Economia, Direito e Relações Internacionais. Apenas com 20 anos Testino deixou Peru, dando início à sua carreira de fotógrafo, em Londres.
Mario continua a viver em Londres, mas viaja frequentemente para trabalhar na revista Vogue e Vanity Fair. Fotografou muitas celebridades e contribuiu para a imagem das principais marcas de moda, assim como para companhias de beleza e fragrância.
Testino exibiu o seu trabalho a solo em prestigiadas galerias por todo o mundo.
Mario Testino é extremamente educado, exoticamente brilhante, procura naturalidade para oferecer beleza às suas fotografias. Das muitas referências do seu trabalho, pradigmático é o caso de um retrato da manequim Kate Moss que nos remete para a Marilyn Monroe de Andy Warhol, pela forma como ele enaltece os seus traços.
Os seus enquadramentos possuem um estudo tão estético que o seu trabalho poderia roçar o estatuto de arte. O livro Any Objections?, fruto de um trabalho onde aspectos como a luminosidade, cor, conteúdo e disposição são meticulosamente explorados, contém imagens arrojadas e vibrantes que transmitem sensualidade e exotismo.
Testino tem como objectivo banhar fotografias de charme, conferindo uma aura de glamour às personagens, destacando os traços mais marcantes e únicos, tornando as suas fotografias ímpares e incomparáveis com um resultado glorioso.
As figuras esbeltas da mãe e da irmã tornaram-no obcecado pela beleza e perfeição feminina, onde procura uma mistura de sentimentos entre maternidade, sensualidade e diversão.
A partir do seu trabalho surgiu o dilema se as fotografias de moda seriam arte, tendo em conta que arte implica liberdade de expressão e os negócios da moda acarretam muitas restrições, esta afirmação seria errónea. Porém, Mario Testino explica que não dispensa da liberdade, das experiências e vivências, o que tem vindo a influenciar enormemente o seu trabalho na moda. Todavia não intelectualiza uma ideia ou um conceito tal como fazem os artistas, ele difere-se de conceptualistas como Cindy Sherman, Douglas Gordon e Nan Goldin.
Testino tornou-se num “Super-Mario”, reconhecido internacionalmente, pela sua capacidade em converter o erotismo em elegantes imagens de campanhas e reportagens fotográficas.
LARA FERNANDES

Comments: Enviar um comentário



<< Home

Archives

fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   maio 2006   junho 2006   julho 2006   agosto 2006   setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007   maio 2007   junho 2007   julho 2007   outubro 2007   fevereiro 2008   março 2008   abril 2008   junho 2008   julho 2008  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?