Localização (país)
VILARELHOS
Vilarelhos, freguesia do concelho de Alfândega da Fé, situa-se na margem esquerda da ribeira da Vilariça, no Vale da Vilariça, no coração do nordeste transmontano, a cerca de nove quilómetros da sede concelhia. Esta freguesia ocupa uma área de doze quilómetros e tem como freguesias limítrofes Santa Comba da Vilariça, Santa Justa e Pombal.
O topónimo Vilarelhos está relacionado com o povoamento deste território, que ocorreu, presumivelmente, no século X. Nessa época, terão surgido as primeiras povoações que formaram pequenas fracções de unidade agrária, muito reduzidas, daí que se chamassem de pequenos vilarelhos, visto que não podiam ser consideradas vilas.
A fundação desta freguesia não é muito antiga, tal como se pode comprovar pela ausência de referências nas inquirições de 1258 e no arrolamento paroquial que foi mandado efectuar por D. Dinis em 1320-1321. Pensa-se que, inicialmente, Vilarelhos terá sido um lugar que fez parte integrante da Casa dos Braganções ou da linhagem dos de Bragança.
Actualmente sabe-se que o território que viria a ser constituído em paróquias independentes, estava integrado em Santa Justa de Vilariça e Santiago de Lodões. Pensa-se que, no século XII, Vilarelhos foi doado ao Mosteiro de Bouro, por D. Pedro Fernandes de “Bragança”. Depois de ser elevada a paroquia, o vigário da freguesia era apresentado pelo abade do referido Mosteiro. Nesta freguesia do distrito de Bragança nasceram ou viveram algumas figuras ilustres, nomeadamente Camilo de Mendonça.
O padroeiro de Vilarelhos é São Tomé que de acordo com a tradição, pregou a Boa Nova do Evangelho em várias partes do Oriente e foi receber na Índia a Graça do martírio. As escrituras narram que duvidou da Ressurreição de Jesus e, por isso, teve o misericordioso privilégio de tocar com o dedo nas chagas do corpo glorioso de Cristo.
É em honra a este padroeiro que se comemora todos os anos a 22 de Dezembro as festas da vila. Existe também uma festa anual em honra da N. Srª dos Anúncios celebrada no 3º Fim-de-semana de Agosto.
Na freguesia de Vilarelhos nota-se a interioridade em vários aspectos do seu quotidiano. As suas principais actividades económicas são a agricultura, a pastorícia, a viticultura, a olivicultura, a pequena indústria e comércio. O artesanato faz também parte do seu legado, nomeadamente a tecelagem, a ferraria e a cestaria em vime. Da gastronomia destaca-se o borrego e os tradicionais bacalhau e polvo no natal e o folar na Páscoa.
(in http://www.vilarelhos.net/)
Uma coisa é certa.. apesar de ser quase 4 vezes maior que o nosso Vilarelho, Vilarelhos tem 1/3 da nossa população.. hehe..
Ala.. agora... recreio!!!
fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 maio 2006 junho 2006 julho 2006 agosto 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 outubro 2007 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 junho 2008 julho 2008